Tem a ver com o cérebro, e não é pela estética...
Todos sabemos que quando tudo começou na história da fotografia, os resultados só podiam ser um: fotos em preto e branco.
💡 Com a evolução, a arte seguiu seu curso para se tornar o que temos hoje, diversas variações de cores e tons.
🔎 Mas dá para imaginar que quando surgiu a fotografia colorida, muitos fotógrafos se opuseram, dizendo que a cor "tirava o significado da foto"?
Por que eles diriam isso? E por que, mesmo atualmente, a maioria de nós fotógrafos ama uma P&B?
As fotos em preto e branco trazem elegância, sensibilidade e destacam mais as emoções e detalhes, mas não é só por isso.
👉🏼 O motivo está no ponto de atenção. Uma foto em preto e branco consegue transmitir emoções diferentes de uma mesma versão dela mesma colorida.
🧠 Isso porque "quando vemos uma foto colorida, nosso cérebro automaticamente lança uma série de comandos para que nossos olhos possam entender todas as cores que existem naquela imagem: amarelo, azul, verde, vermelho, diversos tons e texturas, tudo isso faz com que, inconscientemente, percamos a concentração.
👀 Você pode até achar que está vendo aquela imagem como um todo, além do mais, você está enxergando tudo que existe nela, mas por conta da variedade de cores, o foco não está naquilo que está sendo de fato retratado." Fonte: Ruy Neto - Blog Epics.
Diferente de antigamente, hoje conseguimos uma P&B mais nítida e bem trabalhada, através de processos do tratamento da foto nos softwares, como lightroom e photoshop, por exemplo.
E você, também curte esse estilo? Comenta aqui! 😉